Contactos
email: cips@ualg.pt
 
Links

Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
Associação Brasileira de Psicologia da Saúde
Universidade do Algarve
Postal do Algarve

 

 


Carta de Boas Vindas
 
A Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS) e a Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA) têm vindo a contribuir para o desenvolvimento da Psicologia da Saúde, respectivamente em Portugal e no Brasil.
De entre as iniciativas que têm vindo a ser realizadas em cada país destaca-se a realização de um Congresso, de dois em dois anos, com a apresentação de centenas de comunicações.
Face ao elevado volume de trabalhos realizados neste domínio da Psicologia da Saúde em cada um dos países e no sentido de permitir uma maior partilha das experiências e das intervenções realizadas em Portugal e no Brasil, surgiu a ideia de começar a organizar um Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde.
A alternância entre os Congressos nacionais, em cada um dos países, e o Luso-Brasileiro permite uma maior actualização na divulgação dos resultados obtidos nas investigações realizadas neste domínio, visto permitir uma apresentação anual em vez de bi-anual.

Embora seja um congresso Luso-Brasileiro, podem participar colegas de outros países, com a apresentação de trabalhos, em forma de poster, noutras línguas, traduzindo a perspectiva de desenvolvimento de redes internacionais de investigação, em torno dos temas da Psicologia da Saúde.

A realização deste congresso em Faro, na Universidade do Algarve, deve-se à capacidade revelada na organização do 6º Congresso Nacional da SPPS, em 2006, o qual reuniu mais de 400 participantes.
A Psicologia da Saúde tem constituído uma das principais apostas da Psicologia na Universidade do Algarve, nos planos da formação, da investigação e da intervenção. Em particular, foram já realizadas várias edições do Mestrado neste domínio científico, em Faro, em Beja e em Lisboa, e a linha de investigação sobre Saúde e Bem-Estar em Contextos Educativos e Profissionais, que está integrado no CUIP e no IPCDVS, tem revelado um elevado índice de produtividade científica.
A colaboração desta equipa com colegas do Brasil tem-se intensificado nos últimos anos, traduzindo-se em particular na edição conjunta do livro “Psicologia da Saúde: Teoria e Pesquisa” (2007).

Algarve é considerada uma das principais regiões turísticas de Portugal, sobretudo pelo clima e pelas inúmeras praias que possui em toda a sua costa, constituindo um dos principais destinos para a prática de golfe a nível mundial.
Faro é a cidade capital do Algarve, com uma elevada dinâmica cultural, tendo sido já a Cidade Capital da Cultura em Portugal, possuindo um aeroporto, uma bela praia, uma boa oferta de restaurantes e de espaços de lazer.
A Universidade do Algarve, onde irá decorrer o evento, está situada em Faro e constitui a maior universidade a sul de Portugal.
Acredito que estão reunidas as condições para que todos os participantes neste congresso passem uns excelentes dias em Faro e que o Congresso seja recordado como uma boa iniciativa, contribuindo para aumentar a cooperação entre os colegas de vários países neste domínio da Psicologia da Saúde.

 

Um abraço e até Fevereiro de 2009!

Saul Neves de Jesus